Prefeitura de Mogi inaugura a Cure 192 e integra os chamados de urgência da Cidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura neste sábado (17/09/2011) um dos maiores serviços de utilidade pública da história do município: a Cure 192Central de Urgências, Remoções e Emergências. Instalada junto ao Corpo de Bombeiros, no bairro do Shangai, a unidade irá concentrar e agilizar todas as chamadas emergenciais do município graças à integração dos atendimentos do Setor de Ambulâncias da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e Samu – Serviço Móvel de Urgência. A solenidade está marcada para 10h00 e faz parte das comemorações pelos 451 anos da Cidade.

Com a implantação da nova Central, ao ligar para o telefone 192 o cidadão será atendido por um técnico de regulação capaz de identificar o tipo de socorro mais adequado para cada ocorrência. “Além de oferecer o atendimento certo, a Cure 192 chega para garantir mais tranquilidade e segurança aos mogianos em momentos delicados e de muita tensão como um acidente de trânsito, uma queda mais brusca, um infarto ou mau súbito. A criação da Cure é uma ação inédita no Estado de São Paulo que irá facilitar a vida das pessoas e mudar completamente o conceito de atendimento móvel na cidade”, afirma o prefeito Marco Bertaiolli. No total, o serviço reunirá 31 ambulâncias, sendo 20 da Prefeitura de Mogi das Cruzes, três do Corpo de Bombeiros e oito do Samu, uma delas equipada com UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Entre as vantagens garantidas pela agilidade na assistência está a redução dos óbitos, do tempo de internação hospitalar e das sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. “Muitas vezes o cidadão não sabe qual serviço acionar para determinado atendimento que precisa. Isso irá acabar com a chegada da Cure 192. Se for agendar uma ambulância para o transporte de um paciente para tratamento em outra cidade, as informações se concentram aqui. Se for um acidente, a regulação irá acionar um veículo do Corpo de Bombeiros. Se for um infarto, a equipe irá liberar uma viatura do Samu com UTI com médico e equipamento para o socorro necessário. Tudo isso significa otimização de recursos e planejamento”, completa o prefeito.

A Cure 192 traz como novidade o Samu, que funcionará por meio de um consórcio regional. Inicialmente serão atendidos e regulados os telefonemas de munícipes de Biritiba Mirim e Salesópolis, mas, até o final do ano, Arujá e Guararema também estarão integrados ao sistema, somando mais de 500 mil habitantes assistidos. “Outra novidade será a implantação de bases descentralizadas em locais estratégicos como Jundiapeba, Braz Cubas e Mogi-Bertioga. Somado aos municípios parceiros do Samu, que passarão a contar com o atendimento, o novo serviço irá oferecer 100% de cobertura das estradas”, acrescenta o prefeito.

O atendimento em menor tempo pode fazer toda a diferença e, inclusive, salvar vidas. “O primeiro atendimento é fundamental. Se o profissional consegue estabilizar, consegue ter diagnóstico formado, consegue também repassar o maior número possível de informações no hospital, o que faz toda a diferença no atendimento”, explica a coordenadora médica Sandra Bertaioli. O secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, lembra que onde existe Samu há quedas significativas nos índices de mortalidade. “No caso de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo, a resolução está diretamente ligada ao tempo de atendimento ao paciente”, explica.

ESTRUTURA
O novo serviço irá funcionar 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, no imóvel de praticamente 400 metros quadrados de área construída distribuídos em diversas salas como regulação, administração e almoxarifado. Mas fica do lado de fora do novo prédio um sistema que tem chamado a atenção das autoridades. “Na área de limpeza das viaturas, foi instalada uma grelha que leva a água com material biológico para um tanque especial que realiza o pré-tratamento antes do despejo na rede de esgoto”, informa a coordenadora da Cure, Marly Inês dos Reis Monteiro. Segundo ela, técnicos do Ministério da Saúde elogiaram a iniciativa.

ATENDIMENTO
Embora a inauguração aconteça neste sábado, a Cure 192 entrará em operação efetivamente no dia 1º de outubro. “Este período será utilizado para uma fase experimental do atendimento, colocando todo o sistema em pleno funcionamento”, informa o secretário adjunto Marcello Cusatis. Cento e vinte e duas pessoas irão trabalhar na unidade, sendo que toda a equipe deve passar por uma rigorosa capacitação.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios

Um comentário sobre “Prefeitura de Mogi inaugura a Cure 192 e integra os chamados de urgência da Cidade

Os comentários estão desativados.