Semae aumenta produção própria e reduz compra de água da Sabesp

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) aumentou a produção própria de água nos meses de maio, junho e julho e, consequentemente, reduziu o volume comprado da Sabesp no mesmo período. No comparativo com o mesmo período do ano passado, este índice foi de 23,6%. O resultado foi uma economia de cerca de R$ 1,5 milhão para os cofres públicos.

Este resultado é possível graças a alguns fatores, principalmente de ordem climática. Durante o inverno, o consumo de água é menor e a própria água captada do rio Tietê é mais fácil de ser tratada – como a estação é menos chuvosa, a água é mais límpida. Já no verão, com o aumento natural da temperatura, a tendência é de haja elevação no consumo e na compra de água.

O diretor-geral do Semae, Marcus Melo, lembra que o Semae produz água e tem na Sabesp um importante parceiro para complementar o sistema de abastecimento do município. A redução na compra de água, segundo ele, é uma demonstração da capacidade produtiva do Semae e também a uma ferramenta de economia de custos. “Estamos trabalhando para oferecer os melhores serviços para a população e, ao mesmo tempo, assegurar bons resultados financeiros para a Administração Municipal”, selientou.

A engenheira Milena Forte, responsável pela produção de água do Semae, explica que no trimestre formado por maio, junho e julho, Mogi consome uma média de 10 milhões de m3 de água. Este montante tem poucas oscilações a cada ano, com uma pequena oscilação ocasionada pelo crescimento da população. O que muda neste total, segundo ela, são os percentuais de água vindos da produção própria e da Sabesp: “Trabalhamos para melhorar de forma contínua nossa produção de água e este resultado mostra que estamos no caminho certo”, frisou.

Durante o treinamento ministrado na semana passada pelo engenheiro e especialista em saneamento Mário Bággio aos funcionários do Semae, estes números foram motivo de reconhecimento. Bággio, que conhece autarquias municipais de água em todo o País, enalteceu o trabalho que proporcionou este resultado: “São números positivos e que mostram a capacidade do Semae de atender seu público”, disse, na ocasião.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios