Merenda escolar de Mogi é eleita a melhor do Estado de São Paulo

A merenda escolar, servida pela Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes para cerca de 45 mil alunos, foi eleita a melhor do Estado de São Paulo. O prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar foi entregue ao prefeito Marco Bertaiolli, na tarde desta segunda-feira (29/11/2010), em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A organização, seleção e escolha são feitas pela ONG Ação Fome Zero. Entre os 1.340 municípios inscritos, Mogi das Cruzes ficou entre as 21 primeiras colocações.

Durante o evento, que contou com representantes de todos os municípios inscritos, foi apresentado um vídeo que ilustrou todo o trabalho realizado pelas 1.340 cidades. O filme escolhido para demonstrar o efeito da alimentação na vida das crianças e a diferença de uma refeição balanceada para o desenvolvimento educacional foi produzido em Mogi das Cruzes. Na filmagem, todos os presentes, inclusive o presidente Lula, pôde acompanhar todo o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação, desde o momento em que o produto sai da horta, na zona rural, a manipulação nas escolas até chegar à mesa das crianças.

Mogi foi escolhida entre 1.340 municípios que se inscreveram em 2010

Um dos grandes diferenciais mostrados no vídeo foi o fato de, além da merenda escolar servida aos alunos ser produzida na própria escola, com nutrientes balanceados, parte dos alimentos é comprado de agricultores da própria cidade, o que promove e incentiva a economia agrícola do município, gerando mais emprego e renda no campo.

É um grande orgulho recebermos um prêmio importante como este. É um reconhecimento em nível nacional do que estamos fazendo pela qualidade de vida das crianças de nossa cidade. O prêmio é um incentivo maior para continuarmos avançando”, disse Bertaiolli, que esteve acompanhado pelo vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, o presidente da Câmara, Mauro Araújo, a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle e diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Maria Helena Cecin Resek Albernaz.

Mogi foi escolhida entre 1.340 municípios que se inscreveram para participar do prêmio em 2010. Destes, 50 foram selecionados para uma visita técnica. Após esta etapa, foi realizada uma nova reunião do júri para a escolha dos 21 municípios que mais se destacaram na gestão do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) em todo o Brasil, dentre eles Mogi das Cruzes. A cidade foi considerada a melhor do Estado de São Paulo.

A merenda escolar mogiana é servida para 44.799 crianças, jovens e adultos em 210 unidades (rede municipal, creches conveniadas, rede Sesi e Senai e projetos sociais). Do total de alunos, 6,7 mil, sendo cinco mil que fazem parte do programa Escola de Tempo Integral, e 1,7 mil crianças da pré-escola, que também ficam o dia todo na escola, recebem cinco refeições diárias. Neste ano, a Prefeitura investiu R$ 12 milhões na merenda.

Os alimentos são preparados nas próprias escolas por 301 Auxiliares de Desenvolvimento da Educação (ADE), supervisionadas pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE). O cardápio é balanceado e nutritivo e não há repetições de alimentos. “Este é um diferencial da nossa cidade. Não terceirizamos a merenda. As nossas merendeiras preparam o alimento que chega fresquinho aos pratos dos nossos alunos”, comentou o prefeito.

O apoio à agricultura local também foi um dos fatores que levaram à conquista do prêmio. Entre os anos de 2009 e 2010, foram adquiridos 4 mil quilos de cogumelo champignon, 37,1 mil quilos de caqui e 15 mil quilos de alface. Todos produzidos em Mogi. O secretário municipal de Agricultura, Osvaldo Nagao, já pensa em introduzir novos produtos. “Este trabalho tem sido extremamente importante, temos condição de levar produtos de qualidade para a merenda escolar e fazer com que as crianças desde o início da idade escolar conheçam o que Mogi produz”, disse.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Anúncios