Bertaiolli apresenta detalhes da unidade da AACD em Mogi

[tweetmeme]

Lideranças políticas, representantes da classe médica, entidades sociais, instituições e diversos deficientes lotaram o salão do gabinete do prefeito Marco Bertaiolli no final da tarde desta segunda-feira (08/11) para comemorar a conquista de Mogi das Cruzes como o próximo município a abrigar uma unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O público presente emocionou-se revendo o Programa Teleton, exibido pelo SBT na noite de sábado (06), quando foram arrecadados R$ 23,9 milhões, quantia suficiente para confirmar a implantação do empreendimento em solo mogiano.

Prefeito Bertaiolli anuncia unidade da AACD em Mogi das Cruzes

 

Em sua apresentação, o prefeito contou que foi motivado pela coordenadora de Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede), Valeriana da Silva Alves, em março deste ano, a inscrever Mogi das Cruzes na disputa pela próxima unidade da AACD. Para que a inscrição fosse efetuada, o município contou com apoio da vereadora Mara Gabrilli, recém-eleita deputada federal. “A partir daí, iniciamos um grande trabalho em prol da cidade. E algumas coisas contaram positivamente, como o fato de termos 100% da frota de transporte coletivo adaptada e integrada e de a Santa Casa de Misericórdia ser uma referência regional para cirurgias de ortopedia”, comentou o prefeito.

Ele contou que há três ou quatro meses foi chamado para uma reunião com a diretoria da AACD e, ao conhecer as instalações da unidade, Eberton Aparecido Tomaz Santos, um mogiano de 16 anos, o abordou durante a visita ao setor de órteses e próteses. “Ele disse: prefeito, o que o senhor está fazendo aqui? Eu disse que estava lutando para que Mogi das Cruzes ganhasse uma unidade da AACD e perguntei o que ele fazia lá. Foi quando ele me disse que havia sofrido um acidente, perdido a perna e iniciado tratamento na AACD, aonde ia de tempos em tempos para ajustar a prótese mecânica. Então, eu não tive dúvida que minha missão era lutar com todas as forças para que Mogi fosse escolhida”, contou.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento

 

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, falou sobre a área de 5 mil metros quadrados (m²) escolhida para abrigar o novo centro de reabilitação (veja o mapa). Segundo ele, foram apresentados três locais, todos resultados de contrapartida de grandes empreendimentos imobiliários em andamento na cidade. Um deles localizado na Vila Oliveira, outro em Cezar de Souza e o terceiro no Rodeio. “A AACD escolheu aquela que considerávamos a melhor opção, no bairro do Rodeio, junto a um grande vetor de desenvolvimento que está sendo criado em nosso município e com toda infraestrutura necessária, como água, esgoto, asfalto e transporte na porta”, explicou.

A estudante de Administração de Empresas e atendente de telemarketing Gabriela Zugaib, 20 anos, comemorou a conquista do município. Aos cinco anos, quando foi diagnosticado um cisto no seu braço direito, a garota iniciou um amplo tratamento que incluiu 10 procedimentos cirúrgicos realizados na AACD, em São Paulo. “Sempre fui muito bem atendida lá. A equipe é carinhosa e cortês, desde a recepção até os médicos. Até hoje, quinze anos depois, uma voluntária ainda me liga no meu aniversário, temos contato. É realmente um lugar muito especial e fiquei super feliz com a notícia de que Mogi das Cruzes contará com este importante benefício”, comemorou.

Área no Rodeio possui 5 mil metros quadrados

 

Estiveram presentes no evento diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo, que garantiu apoio do Legislativo no projeto, o deputado federal eleito, Junji Abe, o presidente em exercício da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Alfredo Casella, e os médicos Manie Liu e Zeno Morrone, que falaram em nome da classe médica sobre os benefícios que novo empreendimento garantirão à Mogi das Cruzes. “O número de jovens que se acidentem, com sequelas irreversíveis, é muito grande, portanto este equipamento é de fundamental importância para a nossa região”, afirmou Morrone.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Anúncios