Prefeitura divulga detalhes do Sistema Integrado Mogiano

Com a promessa de uma revolução no transporte coletivo de Mogi das Cruzes, o Sistema Integrado Mogiano (SIM) entrará em operação a partir do dia 02/05/2010.

O sistema contará com novos terminais de ônibus, coletivos zero quilômetro equipados com GPS, quase 100% da frota adaptada com elevadores para transporte de pessoas com deficiência e bilhetagem eletrônica para permitir a integração total das linhas.

O início de Maio é também o prazo máximo para que a Princesa do Norte, vencedora da licitação do transporte, entre em operação.

Com inauguração prevista para o dia 1º de maio, o Terminal Central, construído na antiga área da NGK, possuirá baias cobertas para os ônibus, e um completo centro de serviços, com banca de jornal, bicicletário, banheiros, Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC), agência da Mogi Passes, fraldário e pavilhão para exposições. Haverá também um grande monitor, informando os horários de partida dos ônibus.

Perspectiva artística do novo Terminal Central

Quanto à integração, a cidade foi dividida em oito regiões diferentes, de acordo as principais avenidas percorridas pelos ônibus. O usuário poderá fazer a integração com o bilhete eletrônico para qualquer ponto da cidade, menos para voltar para seu bairro ou região.

Para usufruir da integração, o usuário precisará utilizar o cartão SIM, que não terá custo. Os bilhetes eletrônicos atuais continuam valendo, e não precisam ser trocados. Só precisa fazer o novo cartão, quem não tem ou perdeu o atual bilhete eletrônico.

Outro aspecto importante no Sistema Integrado é a mudanças nas linhas de ônibus. A partir da entrada em vigor do novo sistema, todos os itinerários passam a ter, gradativamente, como parada os terminais Central ou Estudantes.

O Terminal Francisco Nogueira será desativado, mas todas as linhas continuarão passando pelo local. As linhas do Terminal Mogilar serão transferidas gradativamente para o Terminal Central.

A numeração das linhas também sofrerá alterações. A primeira identificação é a letra C ou E, que identifica se o veículo tem parada no terminal Central ou Estudantes. Depois vem a numeração de 1 a 8, que identifica as regiões da cidade. Os números restantes no letreiro apenas identificam o número da linha e não interferem na integração.

Por exemplo: A atual linha nº. 008 (Terminal Praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira – Jardim Layr) passará a ser identificada como E111 (Terminal Estudantes – Jardim Layr).

As mudanças serão efetuadas em três etapas: 02/05/2010, 15/05/2010 e 01/06/2010.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Um comentário sobre “Prefeitura divulga detalhes do Sistema Integrado Mogiano

Os comentários estão desativados.