Qual o papel do cidadão na crise do lixo?

Boa parte dos moradores de Mogi das Cruzes sentiu na prática os problemas causados pela interdição do aterro da Pajoan, quando a coleta de lixo deixou de ser feita no dia 12/10/2009. O lixo, que deveria ser recolhido na noite de segunda-feira, ficou nas ruas até a noite de quarta-feira, causando problemas em diversos locais.

As cidades do Alto Tietê produzem diariamente 1,5 mil toneladas de lixo, e em Mogi das Cruzes são recolhidas mensalmente cerca de 10.000 toneladas de detritos.

Diante da indefinição quanto ao destino final do lixo de Mogi e região, a construtora Queiroz Galvão aproveitou o momento para tentar instalar seu aterro na região do Taboão, o que traria inúmeros prejuízos para nossa cidade.

E o cidadão, como deve proceder nesse momento? Ignorar os fatos, por se tratar de problema ‘dos políticos’? Como contribuir com nossa cidade?

A resposta é bem simples, e está ao alcance de toda a população, independentemente de sua classe social. Só é preciso um pouco de boa vontade e consciência ambiental: o descarte correto do lixo através da coleta seletiva.

Algumas pessoas devem desconhecer, mas em Mogi das Cruzes existe coleta seletiva, que é realizada pela CS Brasil (antiga Stralu), uma vez por semana. E quem pensa que é muito trabalhoso ter que separar os diversos tipos de materiais para esse tipo de coleta, pode ficar tranquilo: só é preciso fazer a separação em dois grupos, lixo úmido e lixo seco.

Caminhão de recolhimento do lixo reciclável.
Caminhão de recolhimento do lixo reciclável.

O lixo úmido, ou orgânico, é aquele composto por restos de comida, folhagens, cascas de legumes e frutas, lixo do banheiro (papel higiênico, lenços e algodão), a varrição da casa, trapos e madeira.

Já o lixo seco é o reciclável, como plásticos, vidros, papéis e metais.

Usina de Triagem
Usina de Triagem

A coleta do lixo seco e do lixo úmido é feita em dias separados.  Para saber o dia da coleta do material reciclável em seu bairro, consulte essa página.

Depois de recolhido, o lixo seco é levado até Usina de Triagem de Materiais Recicláveis, localizada na Vila São Francisco, em funcionamento desde Outubro de 2008.

A usina pertence à prefeitura, e seu gerenciamento é feito pela CS Brasil. Por mês, cerca de 50 toneladas de material são recicladas no local – número ainda pequeno perto do total recolhido na cidade.

Uma medida simples, que se adotada por mais pessoas resultaria em enormes benefícios à nossa cidade. A natureza agradece!

Anúncios

4 comentários sobre “Qual o papel do cidadão na crise do lixo?

  1. querooo saberrr o que é lixo organico e o que é lixo seco?????
    me responda com toda a ssinseriudade e atençao !!

    obrigado !!!!!!!!!!
    beijooooo

    Curtir

    • lixo orgânico > restos de comida, folhagens, cascas de legumes e frutas, lixo do banheiro (papel higiênico, lenços e algodão), varrição da casa, trapos e madeira.
      lixo seco > plásticos, vidros, papéis e metais
      Veja essa foto p/ entender melhor.

      Curtir

  2. pena que existam péssimos funcionários no serviço de coleta residencial de lixo , nessa empresa

    Curtir

Os comentários estão desativados.