Jogos Abertos do Interior 2009

mascote_jai

Acontece hoje (06/10), a abertura da 73ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni (JAI), no Estádio Municipal Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.

Entre os dias 06 e 17 de Outubro, São Caetano vai receber cerca de 1800 equipes, totalizando 15 mil participantes de 24 modalidades esportivas – o maior evento esportivo da América Latina.

A delegação de Mogi das Cruzes será composta por 200 pessoas, entre atletas e integrantes da equipe técnica, totalizando 23 equipes, divididas em 14 modalidades listadas abaixo:

– Atletismo

– Boxe

– Futebol

– Ginástica Artística

– Handebol

– Judô

– Karatê

– Luta Olímpica

– Atletismo e Natação para Pessoas com Deficiência

– Natação

– Taekwondo

– Tênis

– Tênis de Mesa

– Xadrez

Criados em 1936 os Jogos Abertos do Interior são uma competição organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a cidade sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.

Atualmente, cerca de 250 municípios paulistas disputam a competição. De 1936 para os dias de hoje, a competição foi crescendo e firmou-se como a maior competição esportiva amadora da América Latina, congregando atletas que, se já não despontaram no cenário esportivo, tem nesta competição uma grande mola propulsora.

Santos desponta como a maior vencedora da competição, com 25 títulos, seguida por Santo André e São Caetano do Sul, ambas 12 vezes campeãs.

Os Jogos Abertos são a principal competição do calendário de disputas da cidade e a edição deste ano tem um ingrediente ainda mais especial, já que Mogi das Cruzes é uma das candidatas a ser a sede dos Abertos de 2011. Isso, sem dúvida, dará ainda mais motivação a nossos atletas“, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Os Jogos Abertos são divididos em duas divisões e Mogi das Cruzes faz parte do segundo grupo, ao lado de cidades como Guarulhos, Franca e Americana. Já a primeira divisão é formada por municípios como São José dos Campos, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Suzano – esta última que garantiu o acesso ao grupo principal após ter sido campeã da segunda divisão no ano passado.

Fontes: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes / Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo