Ampliação do Programa Mãe Mogiana será apresentada nesta quinta-feira (08/03/2012)

A próxima quinta-feira, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher e a Prefeitura de Mogi vai comemorar a data com a entrega do novo Programa Mãe Mogiana. O serviço está sendo ampliado e atenderá mulheres a partir da 29ª semana de gestação – até então, o atendimento era realizado após a 34ª semana. Além disso, irá centralizar os casos de gestação de risco com objetivo de estender a iniciativa para 90% das mulheres que fazem os partos na Santa Casa de Misericórdia.

Desde que foi implantado, no segundo semestre de 2009, o Programa Mãe Mogiana já cadastrou mais de 4 mil gestantes, sucesso garantido pela segurança e tranquilidade que a iniciativa oferece às futuras mamães. “O Mãe Mogiana oferece às gestantes algo até então inexistente na rede pública da cidade, que é a possibilidade de realizar o pré-natal, ainda que em sua fase final, com o mesmo médico que fará o parto”, afirma o prefeito Marco Bertaiolli.

A dona de casa Elaine Farias Regis, mãe dos gêmeos Lincoln e Bryan, recebeu todo apoio que precisava para enfrentar os desafios e as mudanças impostos pela maternidade. “Tive meus bebês pelo Mãe Mogiana e fiquei muito satisfeita com o atendimento, que é multiprofissional. Além dos médicos, das enfermeiras, tive também um apoio muito importante da psicóloga, que me ajudou a administrar a ansiedade e a dificuldade de ser mãe de gêmeos, até mesmo depois do parto, quando um deles precisou ficar internado”, recorda.

O Programa Mãe Mogiana é também um incentivo da Prefeitura de Mogi das Cruzes ao pré-natal e à prevenção de eventuais complicações que possam ocorrer durante a gestação. “O Gabriel é meu segundo filho, que chegou mais de 10 anos depois da primeira. O atendimento e apoio que recebi no Mãe Mogiana foram muito importantes. Fiquei muito feliz e satisfeita”, recorda Vanessa Michele Elias.

A antecipação do período de gestação para inclusão das gestantes no programa – que serão cadastradas a partir da 29ª semana – é apenas uma das novidades do Mãe Mogiana. A partir da próxima quinta-feira (08/03), serão apresentadas também as novas instalações, já que a unidade localizada na rua Coronel Souza Franco, número 1.094, praticamente dobrou de tamanho. “Este imóvel era ocupado pelo Mãe Mogiana e também pelo atendimento de Oftalmologia da Santa Casa de Mogi, que foi transferido para outro espaço, dando lugar para novos serviços às gestantes”, afirma o secretário adjunto municipal da Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

Entre as novidades que serão oferecidas nesta nova etapa do programa estão alguns exames, como coleta laboratorial e ultrassonografia com dopplerfluxometria, recurso que serve para avaliar a vitalidade do feto. O novo espaço reunirá, ainda, atendimento médico para gestação de alto risco, até então oferecido apenas nas unidades do Pró-Mulher 1 e 2, além do primeiro atendimento ao bebê e todas as ações previstas no Programa Municipal de Aleitamento Materno.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

About these ads

Sobre Marco A. Mendes

Mogiano, Cinéfilo, Blogueiro Ocasional, Torcedor do 1º hexacampeão brasileiro de futebol.

Publicado em 05/03/2012, em Notícias e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados.

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 294 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: